quinta-feira, 27 de março de 2014

Odilon da Silva


Odilon: um dos maiores craques do Marcílio Dias

Em 27 de março de 1930, nascia em Jacarezinho, no interior do Paraná, um jogador que honrou como poucos a camisa do Clube Náutico Marcílio Dias. Odilon da Silva chegou ao Marinheiro em 1961 e permaneceu no clube até 1964. Neste período foi peça fundamental nas conquistas dos títulos citadinos de 1961, 1962 e 1963, além do Torneio Luiza Mello, o campeonato estadual de 1963. Nesta competição, Odilon disputou 16 jogos e anotou três gols. Foi dele também um dos tentos da vitória do Marcílio sobre o Barroso, por 3 a 2, na decisão do campeonato citadino de 1963, em partida realizada no dia 8 de março de 1964.

Durante sua marcante passagem pelo clube de Itajaí, Odilon formou ao lado de Sombra uma dupla de meio-campistas até hoje reverenciada pela torcida rubro-anil. “Odilon atuava como armador e centroavante. Tinha estatura elevada e por isto perigoso nas boas altas, já que era bom cabeceador. Altamente técnico e inteligente, com perfeita colocação em campo. Foi um craque”, afirmou o radialista paranaense Zé Domingos em depoimento ao livro ‘Torneio Luiza Mello – Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963’.

Dentro de campo foi um jogador clássico e talentoso e fora dele é lembrado como um homem muito educado e culto. Antes de atuar pelo Marcílio, Odilon defendeu as cores da Esportiva de Jacarezinho, Guarani de Ponta Grossa, Ferroviário de Curitiba e Atlético Paranaense, clube pelo qual sagrou-se campeão do Paraná no ano de 1958. Após pendurar as chuteiras, iniciou a carreira de treinador e trabalhou em várias equipes, entre elas Coritiba e Atlético Paranaense. Faleceu vítima de câncer. Sem dúvida trata-se um ex-jogador que merece toda a lembrança e homenagem da torcida marcilista.


Nome: Odilon da Silva
Nascimento: 27/03/1930, em Jacarezinho (PR)
Posição: meio-campo
Período no Marcílio Dias: 1961 a 1964

4 comentários:

  1. Tenho uma foto do Marcilio, em jogo comemorativo ou algo parecido, como faço para te enviar, para que me de mais informações sobre a foto? abraço.

    ResponderExcluir
  2. meu saudaso avô, se foi em 1985. muitas saudades!

    ResponderExcluir
  3. Meu grande tio, saudades. Tenho várias fotos dele, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Meu falecido sogro foi também um pai, e um amigo para mim. Homem íntegro, grande desportista. Foi e continua sendo meu ídolo.

    ResponderExcluir