quinta-feira, 27 de março de 2014

Odilon da Silva


Odilon: um dos maiores craques do Marcílio Dias

Em 27 de março de 1930, nascia em Jacarezinho, no interior do Paraná, um jogador que honrou como poucos a camisa do Clube Náutico Marcílio Dias. Odilon da Silva chegou ao Marinheiro em 1961 e permaneceu no clube até 1964. Neste período foi peça fundamental nas conquistas dos títulos citadinos de 1961, 1962 e 1963, além do Torneio Luiza Mello, o campeonato estadual de 1963. Nesta competição, Odilon disputou 16 jogos e anotou três gols. Foi dele também um dos tentos da vitória do Marcílio sobre o Barroso, por 3 a 2, na decisão do campeonato citadino de 1963, em partida realizada no dia 8 de março de 1964.

Durante sua marcante passagem pelo clube de Itajaí, Odilon formou ao lado de Sombra uma dupla de meio-campistas até hoje reverenciada pela torcida rubro-anil. “Odilon atuava como armador e centroavante. Tinha estatura elevada e por isto perigoso nas boas altas, já que era bom cabeceador. Altamente técnico e inteligente, com perfeita colocação em campo. Foi um craque”, afirmou o radialista paranaense Zé Domingos em depoimento ao livro ‘Torneio Luiza Mello – Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963’.

Dentro de campo foi um jogador clássico e talentoso e fora dele é lembrado como um homem muito educado e culto. Antes de atuar pelo Marcílio, Odilon defendeu as cores da Esportiva de Jacarezinho, Guarani de Ponta Grossa, Ferroviário de Curitiba e Atlético Paranaense, clube pelo qual sagrou-se campeão do Paraná no ano de 1958. Após pendurar as chuteiras, iniciou a carreira de treinador e trabalhou em várias equipes, entre elas Coritiba e Atlético Paranaense. Faleceu vítima de câncer. Sem dúvida trata-se um ex-jogador que merece toda a lembrança e homenagem da torcida marcilista.


Nome: Odilon da Silva
Nascimento: 27/03/1930, em Jacarezinho (PR)
Posição: meio-campo
Período no Marcílio Dias: 1961 a 1964

3 comentários:

  1. Tenho uma foto do Marcilio, em jogo comemorativo ou algo parecido, como faço para te enviar, para que me de mais informações sobre a foto? abraço.

    ResponderExcluir
  2. meu saudaso avô, se foi em 1985. muitas saudades!

    ResponderExcluir
  3. Meu grande tio, saudades. Tenho várias fotos dele, abraços.

    ResponderExcluir