sexta-feira, 21 de março de 2014

O capitão Bellini em Itajaí


Bellini foi o capitão do Vasco na partida contra a seleção de Itajaí em 1960

Hideraldo Luiz Bellini, capitão da Seleção Brasileira campeã do mundo de 1958, na Suécia, esteve em Itajaí no dia 19 de junho de 1960. Na ocasião, o Clube de Regatas Vasco da Gama enfrentou a Seleção de Itajaí, num amistoso que teve como cenário o estádio do Clube Náutico Almirante Barroso e fez parte das festividades pelo centenário da emancipação política do município, ocorrido quatro dias antes.

O time cruzmaltino não brincou em serviço e aplicou uma goleada de 5 a 1 no combinado itajaiense, que reunia principalmente jogadores do Marcílio Dias e do Barroso. Após o jogo, os integrantes da delegação vascaína foram recebidos em um jantar de confraternização com os esportistas locais.

Com menos da metade do primeiro tempo, os cariocas já venciam por 4 a 0. Os tentos do Vasco da Gama foram assinalados por Ronaldo, aos 6 e 12 minutos, Sabará aos 19 e Pinga aos 21 minutos da primeira etapa. Delém, aos 3 minutos do segundo tempo, fechou a goleada. O gol de honra dos itajaienses foi anotado pelo craque marcilista Idésio, quando transcorriam 37 minutos da etapa final.


O grande Vasco da Gama em Itajaí com Barbosa e Bellini

Além de Bellini, outras ilustres presenças naquele time do Vasco da Gama eram o goleiro Barbosa, vice-campeão mundial em 1950, e o zagueiro Orlando Peçanha, campeão mundial em 1958. Bellini ainda seria bicampeão do mundo no Chile, em 1962. O zagueiro também atuaria pelo São Paulo Futebol Clube e pelo Clube Atlético Paranaense. Bellini faleceu nesta quinta-feira, 20 de março de 2014, aos 83 anos.

Seleção de Itajaí 1 x 5 Vasco da Gama
Data: 19/06/1960
Local: Estádio do Barroso (Itajaí/SC)
Árbitro: Jair de Souza
Gols: Ronaldo (2), Sabará, Pinga e Delém; Idésio
Seleção de Itajaí: Ernani (Zé Carlos); Roberto, Darci e Antoninho; Zito (Laranjinha) e Lóca (Zequinha); Mima (Acari), Idésio, Aquiles (Deba), Joel e Jorginho.
Vasco da Gama: Barbosa (Ita); Paulinho, Bellini (Brito), Orlando e Coronel; Écio e Roberto Pinto; Sabará (Joãozinho), Delém, Pinga e Ronaldo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário